Publicado em Liturgia, Opinião

Tempo do Advento, Natal e Sagrada Família

O Tempo do Advento inicia-se quatro domingos antes do Natal. Neste ano, nas vésperas do dia 26 de novembro de 2011, sábado, a partir das 15 horas (encerrando o ciclo litúrgico do ano A – Mateus e iniciando o ano B – Marcos) e termina sempre no dia 24 de dezembro, com a comemoração do nascimento de Cristo (dando início ao Tempo do Natal).

Este Tempo possui dupla característica: é um tempo propedêutico para a solenidade do Natal, em que comemoramos a vinda do Filho de Deus entre os homens, e também um tempo em que, por meio deste venerável acontecimento, se voltam os corações para a expectativa da vinda de Cristo no fim dos tempos (período escatológico). Portanto, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa expectativa da vinda do Messias.

Tudo fica belo: as avenidas são enfeitadas, em nossas casas armamos os presépios. Isto é, preparamos o nosso coração para que seja o lugar do nascimento do Menino-Deus, Jesus. Por isso, o Tempo do Natal é um tempo de festa. Poderia uma mãe ficar triste após o nascimento de seu filho? Imagina só a humanidade que desde o princípio aguarda ansiosamente o Salvador?

A comemoração mais venerável para a Igreja é o Natal do Senhor e suas primeiras manifestações. Este tempo vai da véspera do Natal de Nosso Senhor até o domingo depois da festa da aparição divina, em que se comemora o Batismo de Jesus. No ciclo do Natal são celebradas as festas da Sagrada Família, de Maria, mãe de Jesus e do Batismo de Jesus.

A Festa da Sagrada Família, Jesus, Maria e José, será celebrada este ano no dia 31 de dezembro. Como diz o Pe. Zezinho: “Tudo seria bem melhor/ Se o Natal não fosse um dia/ E se as mães fossem Maria/ E se os pais fossem José/ E se os filhos parecessem/ Com Jesus de Nazaré”

Ueslei Vaz Aredes[1]


[1] é seminarista da Diocese de Itumbiara, no 3º ano de Teologia do IFTSC.

Autor:

Instituto de formação de sacerdotes e religiosos da Província Eclesiástica de Goiânia.

Um comentário em “Tempo do Advento, Natal e Sagrada Família

  1. Tempo de preparar o nosso coração para comemorar a encarnação do Verbo Divino. A beleza do Natal não consiste apenas em trocar presentes, mas sim em ter Jesus como o Presente do Pai, Nosso Salvador e Senhor.

Deixe um comentário