Teologia

Um pouco da nossa história:

O Curso de Teologia é herdeiro daquele que funcionava no Seminário Santa Cruz e formou vários sacerdotes da Província de Goiânia e região. Porém, em 2006 com a fusão das duas instituições que eram responsáveis pela formação dos sacerdotes seculares da província eclesiástica ( Instituto de Filosofia Dom Jaime Kollings e Seminário Santa Cruz), nasceu então, o Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz.

A partir de janeiro de  2013 houve uma nova mudança. Embora continue funcionando nas dependências do Instituto Santa Cruz,  o curso de Teologia passou a fazer parte do rol dos cursos da PUC Goiás, e somente as disciplinas específicas da formação sacerdotal permaneceram sob a responsabilidade de nosso Instituto, a saber:

  • Hebraico Bíblico
  • Grego Bíblico
  • Teologia Espiritual
  • Espiritualidade Presbiteral
  • Direção Espiritual
  • Direito canônico Sacramental
  • Direito canônico Matrimonial e Administrativo
  • Homilética
  • Práticas Celebrativas

Característica do Curso:

O Curso de Teologia da PUC Goiás na modalidade bacharelado foi autorizado pelo Conselho Nacional de Educação em 03/1999, por meio do parecer 241/99, sendo criado na UCG, em 09/11/1999 pela Deliberação 11/99 do então Conselho de Ensino e Pesquisa – CEPE. Foi reestruturado e desde 2013 tem um novo formato que corresponde às necessidades do nosso público. Sua implantação na instituição responde às exigências da própria missão da Igreja à qual a IES está vinculada, de “ajudar os homens e as mulheres na perseguição constante da verdade, proporcionando um testemunho eficaz, hoje tão necessário, da confiança que a Igreja tem no valor intrínseco da ciência e da investigação” (ECE, 14).

O Curso de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás tem como pressuposto básico uma sólida formação nos conteúdos fundamentais da Teologia, que capacite os alunos para a compreensão dos grandes temas e problemas teológicos da atualidade, bem como para a análise e reflexão crítica da realidade social local, regional e nacional. Tem como finalidade, formar profissionais bacharéis com uma formação pautada no conhecimento das diferentes tradições religiosas, com ênfase na tradição Católica Apostólica Romana, respeitando-se os princípios da liberdade religiosa.

Para maiores informações, clica aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s