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5º e último dia da IX Semana Acadêmica

A sexta e última noite da IX semana acadêmica iniciou-se com apresentações dos trabalhos acadêmicos. O primeiro a apresentar foi o Diácono Rodrigo Lacerda que abordou a temática:  A Teologia Como Paradoxo: A Tensão Constitutiva Do Mistério. Segue o resumo do seu trabalho:

A teologia católica é uma ciência que pressupõe a fé. Esta fé se configura numa acolhida de um mistério totalmente superior à razão humana, ao mesmo tempo em que se apresenta livremente a esta razão como seu objeto específico. Esta característica faz com que a ciência teológica se configure como uma ciência totalmente sui generis, pois se arroga um caráter científico se firmando sobre fundamentos paradoxais, ou seja, que superam (para) a opinião (doxa) humana. Este trabalho visa apresentar que a teologia, em todos os seus âmbitos, tem o desafio de manter em seu seio afirmações que aparentemente são antagônicas, apresentando este paradoxo como racional e expressão do mistério que é seu objeto próprio.

Diácono Rodrigo apresentando os resultados de sua pesquisa.
Diácono Rodrigo Lacerda apresentando  seu trabalho

A segunda apresentação ficou por conta do seminarista Willian Francisco de Sousa. Willian apresentou os resultados da sua pesquisa que teve por temática “Uma Abordagem Teológica da Sexualidade Humana”.

A relevância desta pesquisa se dá pelo fato de que a sexualidade permeia todo o ser humano e é parte fundamental de sua estrutura. Faz-se caro à teologia a discussão desse assunto, pois nela encontra-se o Verbo feito homem que, por sua vez, fornece as bases e caminhos para se discorrer sobre Deus, e sobre o próprio homem. Outro aspecto relevante para esta pesquisa é o fato da vida afetiva ser construída a partir da identidade sexual do ser humano. Surge, então, a necessidade de uma boa compreensão da sexualidade humana, a fim de que o agir humano siga o “ser” e também se possa compreender a dinâmica da afetividade nesse processo. Por todos esses motivos, torna-se urgente uma atividade pastoral que oriente o ser humano em sua sexualidade. Portanto, é importante deixar claro que a sexualidade humana deve ser vista a partir de uma totalidade, e não fragmentada ou reduzida, pois ela expressa aquilo que, o homem ou a mulher, é por inteiro.

Willian
Seminarista Willian

Quem esteve presente pôde perceber o quanto é necessário  realizar uma reflexão mais profunda sobre assuntos que são bastante recorrentes e polêmicos na sociedade contemporânea, principalmente em conteúdos que dizem respeito à sexualidade.

 

 

Logo em seguida a exposição do trabalho acadêmico ficou por conta do Seminarista Lenílson Oliveira Paula Silva.  O tema “A descrição do ressentimento na investigação genealógica da moral de F. W. Nietzsche.”, de início despertou a curiosidade nos ouvintes, que certamente saíram enriquecidos e com um olhar mais clínico em relação ao polêmico filósofo Nietzsche.

Vale a pena ler o breve resumo do trabalho apresentado: Nietzsche, filósofo alemão do século XIX, ao investigar a genealogia dos valores mais tradicionais da sociedade ocidental, enxerga no ressentimento o processo fisiológico e psicológico que possibilitou a inversão dos valores aristocratas pelos escravos. O ressentimento, então, torna-se a pedra angular da qual se erige os valores morais dos escravos (ou do homem do ressentimento). O objetivo deste trabalho é investigar o papel do ressentimento na transvaloração dos valores, na obra “Genealogia da moral”. A escolha pela obra “Genealogia da moral”, uma obra tardia que apresenta ideias mais amadurecidas de Nietzsche, se deu porque nela esse conceito se apresenta de modo mais explícito, mais claro. O ressentimento consiste no processo psicofisiológico em que há agressão a outro e este não a digere com uma reação espontânea; Pelo contrário, a transforma em sentimento e ressente-se dela. Nietzsche percebe dois modos valorativos distintos, a dos nobres e dos escravos. Os nobres são aqueles que, ao sofrer uma agressão, reagem espontaneamente. Os escravos que, por não reagirem espontaneamente devido à sua constituição fisiológica, reagem pela transmutação dos valores cardeais de ‘bom’, ‘ruim/mal’ e de ‘justiça’. Das duas formas valorativas, a escrava venceu e perdura até hoje, ocasionando o adoecimento do homem ocidental.

Lenilson
Seminarista Lenílson apresentando seu trabalho

Para encerrar o momento das comunicações, exposições dos trabalhos acadêmicos, o acadêmico do curso de filosofia, Edgar Junio Santos, deu a sua contribuição apresentando a sua pesquisa monográfica sobre :A Virtude da Prudência na Ética de Tomás de Aquino”.

O objetivo desse trabalho é apresentar a prudência como a primeira entre todas as virtudes morais. Ela é guia de todas as outras e por isso é chamada “mãe das virtudes”. Será visto que a prudência é, ao mesmo tempo, uma virtude intelectual, por sua natureza, e moral, porque atua no âmbito prático do agir humano. Ela reside na razão prática, consiste na reta razão de agir e se desenvolve nas ações humanas. A prudência é a origem de todas as virtudes morais, uma vez que só é justoEdgar, corajoso e temperado quem é prudente. Serão abordadas também as principais partes constitutivas da prudência, sendo elas as partes integrantes, as subjetivas e as potenciais. Consideraremos ainda os principais vícios opostos ao agir moral, sendo a luxúria o principal porque dificulta, por sua busca incessante pelo prazer sexual, que o ser humano faça um julgamento claro ou que se submeta ao comando reto de uma virtude intelectual como a prudência. Conclui-se, assim, que a importância de se conhecer a prudência está na compreensão desta como um caminho moral que tem como finalidade a felicidade última do homem.

Não parou por aqui, logo após as comunicações, os participantes da IX semana acadêmica foram presenteados como a “discussão em mesa redonda” que trouxe em síntese o tema: “Processos Migratórios: questões geopolíticas e humanas, abordado pelos Professores:  Ms. Neusa Barbeiro, Ms. Pe. Mariosan Marques e Ms. Uene José.

Mesa redonda
Professores:  Ms. Uene José,  Ms. Pe. Mariosan Marques e Ms. Neusa Barbeiro

Após a mesa redonda, os participantes se dirigiram ao Auditório Mãe da Igreja onde aconteceu a apresentação cultural. Os seminaristas do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney presentearam o público com uma linda encenação onde as temáticas sobre o meio ambiente foram ratificadas e certamente fixada nos corações daqueles que souberam aproveitar cada momento. apresentação cultural 1

A encenação  foi de caráter franciscano, especialmente pelo fato de São Francisco ser um dos defensores e apreciadores da mãe natureza.

Na imagem ao lado, percebe-se um cenário onde remete à simplicidade franciscana.

Para aqueles que assistiram à apresentação, certamente, ficou um gostinho de quero mais. A IX semana acadêmica não poderia terminar melhor. Podemos fazer sempre mais, porém, certamente, a encenação não deixou a desejar, pois foi uma descoberta e redescobertas de novos talentos.

apresentação cultural 2
Momento da apresentação

Finalizando, o Padre David aproveitou do momento e agradeceu aos participante e a todos aqueles que colaboraram para que a IX semana acadêmica tivesse os resultados almejados. Que venha a 10º Semana Acadêmica! Contamos com a presença de todos.

apresentação cultural 3

 

Autor:

Instituto de formação de sacerdotes e religiosos da Província Eclesiástica de Goiânia.

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